sábado, 28 de junho de 2008

castellano | català | galego | euskara | português | italiano | english


Bem Vindo EB1 de Andreus-A


Minha apresentação Minha equipa de trabalho Quadro-preto desconectar / sair



Documentação
Documentação
Ligações interessantes
Participantes
Área de trabalho
Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4
Fim
Profesores
ULIS
Avisos / Notícias
Tradutores on-line
Escreve a tua própria aventura
Semana 3: Ulis fica com Thomas



História principal + Opção A + Opção C


Este é o vosso final para a história. Para a semana poderão ler os finais escritos pelos/as vossos/as companheiros/as da equipa de trabalho. Assim, vão poder votar no vosso favorito.

Seguiu então a sua viagem e começou a atravessar a Europa.Teve que fazer uma paragem em Portugal para recuperar forças e quando o fez, parou numa praia (Figueira da Foz), onde encontrou um dono de um café da praia a chorar, porque o mar lhe tinha levado o seu café construído na falésia sobranceira ao mar.
Ulis perguntou-lhe porque é que isso tinha acontecido e ele explicou-lhe que o planeta estava a aquecer e que com o degelo dos glaciares, o mar vinha avançando pela costa dentro, acelerando o processo de desgaste das falésias, fazendo com que elas caíssem e pusessem em risco a vida de pessoas que vivem perto do mar e dos seus bens. Ulis perguntou:
- O que podemos fazer para que isso não aconteça?
Rafael respondeu:
- O Homem tem que pensar que a Terra está a doecer por causa do nosso desenvolvimento desregrado, ainda que tenhamos que gastar mais dinheiro, temos que ter cuidado com os filtros de fumos das fábricas, usar outro tipo de combustíveis não poluentes e aprendermos a reduzir os lixos e reutilizar objectos velhos, senão, qualquer dia viveremos em conjunto com o lixo por já não haver espaço, além de que todos os nossos lençõis de água e terras estarão tão poluídos que não os poderemos utilizar...
- Isso é muito preocupante! Disse Ulis.Gostei de conversar contigo, mas está a ficar tarde e tenho que seguir viagem, adeus e tenta recompor a tua vida.
_ Boa viagem Ulis e cuidado com as tempestades, porque o clima está tão mudado, que as catástrofes naturais acontecem de imprevisto.
Ulis finalmente chegou à sua terra e tinha Nádia à sua espera.
- Que saudades que eu tinha, Ulis. Fizeste boa viagem?
- Olá Nádia.Eu também tive muitas saudades tuas, mas a viagem ensinou-me tantas coisas... Sabes, descobri algumas respostas para as tuas perguntas.
-Diz-me!Rápido...
- Sabes, o nosso planeta está a ficar com 'febre'...
- Com febre?!
- Sim, deixa-me explicar.Lembras-te do avião que vimos antes de eu partir? Pois é, anda muito depressa e leva muita gente para todo o lado, mas sabes que os fumos e gases que deita, aquecem o ar? Assim como os cargueiros, automóveis, camiões, fábricas, e até a energia que as pessoas usam para facilitar a sua vida diária? É verdade!Não faças essa cara!o Homem é o culpado de os gelos estarem a derreter, o tempo a ficar cada vez mais quente e, logo, também os mares aquecem e os animais dess habitat morrem por causa de todas essas transformações! É muito preocupante!
- Ulis, temos que fazer algo rapidamente...
- Sim Nádia, quanto mais não seja, avisar os nossos amigos e familiares e irem passando palavra para mudarem os seus comportamentos, senão rapidamente acaba a vida na Terra e o Planeta Azul passará a ser o Planeta Cinzento.
- Sim, vamos rapidamente falar com os nossos amigos e pais! Ulis, tens que vir comigo, para contares tudo o que viste e descobriste.
- Sim Nádia, com todo o gosto. Vamos salvar o Planeta!







Web realizado por Espais Telemàtics © 2007 2008 Conectando Mundos.org

Sem comentários: